4 de dez. de 2012

Como mudar o nome de um NodeAgent no WebSphere

Outro dia me deparei com a necessidade de mudar o nome do Host Name de um Node Agent do WebSphere isso pode ocorrer por vários motivos, como por exemplo: para corrigir a propagação do plugin do IBM HTTP Server ou simplesmente porque a máquina irá mesmo ser migrada para um outro nome ou ainda para migrar um profile de máquina, dentre outras possibilidades.
Para visualizar, navegue no Admin console do WebSphere(Domain Manager - DMGR):
System Administration > Nodes
Você deve então visualizar o Host Name do Node desejado conforme ilustrado na imagem abaixo:


Neste caso vou mudar o Host Name do NodeAgent para ao invés de ser localhost passar a ser mmaia.ibm

Para fazer isso o primeiro passo é baixar todos os processos de WebSphere rodando neste ambiente e então fazer um backup do profile que será atualizado para caso seja necessário restaurar posteriormente. Veja este link para fazê-lo.
Feito o backup vamos agora executar o utilitário do WebSphere wsadmin, isso deve ser feito no diretório bin do profile do Domain Manager(Dmgr) ou não funcionará corretamente. Execute o comando:
./wsadmin.sh -conntype NONE -lang jython

Isso irá colocar o shell no modo jython, conforme mostrado na imagem abaixo, se for primeira execução do wasadmin no seu ambiente você deverá ver o processamento de várias libs antes de entrar no modo de execução do wasadmin:

Execute agora a função jython AdminTask.changeHostName no modo iterativo, o que irá fazer com que os parâmetros da função sejam solicitados no console wsadmin, e salve as configurações, conforme ilustrado abaixo:

AdminTask.changeHostName('[-interactive]')



Preencha com os novos valores e coloque F no final para salvar a alteração, depois salve a alteração executando a função AdminConfig.save().
Pronto, saia do modo wasadmin digitando exit e reinicie seu profile(node e servers).
O novo valor deve aparecer no NodeAgent agora:

Nenhum comentário: